Saúde Mental: O Principal Pilar de uma Vida Plena e Equilibrada
- Julia Bett
- 22 de fev. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 11 de mar.
Em um mundo que valoriza mais o desempenho, a produtividade e cumprir expectativas, muitas vezes esquecemos do mais importante: a nossa saúde mental. Mas nenhuma conquista é capaz de preencher o vazio deixado por um desgaste emocional e mental. A saúde mental é o principal pilar de uma vida equilibrada e impacta diretamente nossos relacionamentos, nosso trabalho e a maneira como lidamos com os desafios diários.

Por que a saúde mental é tão importante?
A saúde mental é a base para o bem-estar geral. Ela influência na forma como lidamos com nossos sentimentos e comportamentos, nos ajuda a pensar com clareza e fazer escolhas melhores e contribui para que tenhamos relações mais saudáveis e harmoniosas com as pessoas a nossa volta.
Negligenciar a saúde mental pode causar problemas, como esgotamento emocional, crises de ansiedade, depressão, estresse nas relações e dificuldades em várias áreas da vida.
Sinais de que sua saúde mental precisa de atenção
Alguns sinais indicam que sua saúde mental pode estar precisando receber atenção:
Cansaço constante ou dificuldade em se sentir motivado;
Alterações de humor frequentes ou intensas;
Problemas de sono, como insônia ou excesso de sono;
Dificuldade em se concentrar ou tomar decisões;
Sensação de vazio, desesperança ou sobrecarga constante.
Se você reconhece esses sinais, é um indicativo de que é hora de pausar e buscar ajuda ou ferramentas para melhorar seu bem-estar.
Como cuidar da sua saúde mental
Cuidar da saúde mental é uma necessidade e você pode cuidar da sua a partir de já.
Pratique mais o autocuidado no seu dia a dia, encontre atividades que te dão prazer e te relaxam, busque fazer alguma atividade física que você goste, se alimente de forma equilibrada e saudável
aqui estão algumas formas de cuidá-la:
Reserve tempo para você: Busque encontrar um tempo só para você, descanso e momentos de lazer são necessários para recarregar as energias.
Pratique mais o autocuidado diariamente: Encontre atividades que te dão prazer e te relaxam; busque fazer uma atividade física que você goste; se alimente de forma equilibrada e saudável; dê prioridade para um sono adequado, tudo isso tem um grande impacto na saúde mental.
Busque relações saudáveis: Cultive relações que ofereçam apoio e reciprocidade, que respeitam os seus limites, que te façam bem e se afaste daquelas que não são boas para você.
Aprenda a dizer não: Sei que parece difícil, mas estabeleça limites claros para preservar seu bem-estar, quem gosta de você aprenderá a respeitar esses limites.
Busque fazer terapia: Um espaço terapêutico é uma alternativa valiosa para ter autoconhecimento e fortalecer a saúde mental. A Gestalt-Terapia oferece ferramentas para que você lide com desafios emocionais de forma mais equilibrada e autêntica.
Nada no mundo é mais valioso do que a sua saúde mental. Cuidar dela é um ato de amor próprio que reflete em todas as áreas da sua vida. Lembre-se: você não precisa enfrentar desafios sozinho. Buscar apoio é um sinal de força e um passo importante para viver de forma plena e equilibrada.
Com carinho, Julia Bett